Você começou ou quer dar início ao seu negócio de confeitaria, mas ainda não sabe como cobrar pelos seus produtos? Saiba que não está sozinha. É muito comum quem está começando ter dúvidas sobre como calcular preço de venda de doces. Algumas pessoas costumam apenas multiplicar o valor dos ingredientes por dois ou três e estabelecer o resultado para precificar o item. Porém, essa maneira de calcular pode gerar prejuízos, já que não considera vários fatores importantes. Neste post, vamos ajudar você a precificar os seus doces de forma adequada para obter lucro. Confira as dicas!
Levante os custos
Os custos da produção dos seus doces vão além dos ingredientes utilizados nas receitas e das embalagens. Tudo o que for necessário para fabricar o quitute deve ser incluído na conta, como:
- luz
- água
- gasolina para comprar as mercadorias e para a entrega (se for o caso)
- produtos de limpeza
- gás;
- internet (se você anunciar e vender online)
- aluguel do espaço para produzir e para vender (se for o caso).
Para calcular os custos de cada doce, some todos esses itens com os ingredientes e embalagens e divida pelo número de porções que consegue produzir em um mês. Por exemplo, se você produz 1000 palhas italianas mensalmente e tem um gasto total de 1000 reais, cada docinho tem o custo de 1 real.
Saiba o valor da sua mão de obra
Sua mão de obra vale muito e também deve constar nos cálculos. Considere não somente o tempo de cozinha, mas também de planejamento e de compra dos ingredientes. Ainda no exemplo da palha italiana, supondo que você trabalhe cinco horas por dia, cinco dias por semana e quatro semanas por mês, a média de fabricação é de 50 doces diariamente.
Se um confeiteiro contratado recebe 2000 reais para trabalhar 200 horas por mês, ele ganha 10 reais por hora. Esse é um bom salário para você? Então, some a quantidade de horas que você leva para produzir as palhas italianas em um dia e multiplique por 10. Vamos lá: 5 horas de trabalho x 10 reais por hora = 50 reais.
Sendo assim, para essa produção, sua mão de obra custaria 50 reais. Dividimos esse valor por 50 palhas italianas e chegamos ao custo de 1 real de mão de obra para cada doce. Vamos ao próximo passo.
Coloque o seu lucro
Até aqui, chegamos ao custo de 2 reais a palha italiana. Mas não é por esse valor que você vai vendê-la. Ainda precisamos incluir a margem de lucro, é claro. Afinal de contas, você é uma empreendedora, não somente a confeiteira.
Geralmente, os confeiteiros colocam uma lucratividade de 50% a 100% do valor total do custo do doce. Por exemplo, você poderia vender a sua palha italiana por 3 a 4 reais, certo? Entretanto, ainda tem mais um fator a considerar: o público-alvo.
Considere o público-alvo
O público-alvo é algo decisivo na hora de estabelecer a margem de lucro. Isso porque se você coloca um preço muito alto para vender à cliente que não tem tanto poder aquisitivo, os seus doces ficarão encalhados. Muitas vezes, vale mais ganhar pela quantidade de unidades vendidas.
Dessa maneira, pesquise qual é a sua clientela. Se é voltada para o consumo de doces finos, você pode cobrar mais por isso. Mas se é a que aprecia doces mais simples, o valor deve ser mais acessível. Em qualquer dos casos, há oportunidade para faturar.
Viu como calcular preço de venda de doces não é tão difícil? Depois de calculados os custos, fica mais simples pensar no lucro que você deseja obter e nos valores a serem agregados aos seus produtos. Desejamos boa sorte e sucesso!
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